Boaventura de Sousa Santos

Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973), Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e professor visitante de várias universidades.

É Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
Dirigiu o projeto de investigação “Alice – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo”, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.
Autor reconhecido e premiado em diversas partes do mundo, tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia e estudos pós-coloniais, sobre movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos, além de fazer trabalho de campo em Portugal, no Brasil, na Colômbia, em Moçambique, em Angola, em Cabo Verde, na Bolívia e no Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno, dinamarquês e polaco.

Comunicação

Os desafios da transformação social em período de pandemia intermitente
Breve resumo: Parto da ideia que, passada a fase aguda da pandemia, vamos continuar por muito tempo a ter que viver com as suas consequências e com a sua recorrência. Significa isto a emergência de uma nova crise permanente da sociabilidade ou significa também uma nova oportunidade? Neste último caso, como transitar no processo histórico que ela abre?

Todas as sessões de Boaventura de Sousa Santos

Dia 3 17 Setembro, 2021
17:30H - 19:00H

Sessão de Encerramento

Dia 2 16 Setembro, 2021
Dia 1 15 Setembro, 2021